Conteúdo Patrocinado

Aplicativos e sistemas digitais transformam a experiência e a rotina de agricultores

Cada vez mais necessários, aplicativos e sistemas digitais integram serviços e operações e facilitam o dia a dia do trabalho no campo

Aplicativos e sistemas digitais transformam a experiência e a rotina de agricultores

Há muito tempo que máquinas e equipamentos vêm contribuindo para tornar a agricultura cada vez mais competitiva e produtiva. A busca por alta qualidade e produtividade, agora apoiada pelos conceitos e ferramentas da agricultura digital, Big Data e IoT (internet das coisas), estão cada vez mais presentes no dia a dia dos produtores rurais brasileiros.

De acordo com o estudo “A Cabeça do Agricultor Brasileiro na Era Digital Pulso 2021”, divulgado pela consultoria McKinsey, os produtores rurais do Brasil lideram aumento da aposta na digitalização de seus negócios em relação aos seus principais concorrentes, como os agricultores dos Estados Unidos e Europa.  A pesquisa ouviu 560 produtores de regiões e portes variados e dedicados a diferentes culturas e mostrou que, antes do cenário imposto pela pandemia, 36% dos agricultores brasileiros utilizavam meios digitais para, por exemplo, realizar compras de insumos e maquinários. Nos Estados Unidos e Europa, esses números eram 24% e 15%, respectivamente.

Já em 2021, o Brasil alcançou 46% dos produtores rurais que utilizam ferramentas digitais e assumiu a liderança na busca pela digitalização. Em contrapartida, os Estados Unidos apresentaram crescimento para 37% e a Europa aumento para 22%.

Grandes empresas desenvolvem ecossistemas digitais

Grandes empresas do agronegócio estão atentas a essa mudança de hábitos e novos comportamentos, e por isso têm se dedicado ao desenvolvimento de suas próprias ferramentas digitais em formato de sistemas ou aplicativos.

É o caso, por exemplo da Jacto, fabricante de equipamentos e soluções para a agricultura, com sede na cidade de Pompeia (SP) e presença global. Além de soluções inovadoras para pulverização, adubação, plantio, colheita de café, colheita de cana-de-açúcar, equipamentos portáteis manuais e a bateria, a empresa também oferece aos seus clientes uma camada de serviços digitais reunidas no Jacto Connect.

Embora seja chamado de ‘aplicativo’, o Jacto Connect é uma plataforma integrada que permite o acesso a diversos serviços da empresa, sendo um ponto de contato único, tanto para clientes como para revendedores da marca. Entre os serviços disponíveis estão atendimento ao cliente, informações de produtos, gestão de operações agrícolas, como telemetria, gestão de ordens e mapas, comunicação dentro e fora da porteira, simulação e acompanhamento de financiamentos e consórcios, treinamentos e ferramentas para ajudar o agricultor na seleção de bicos ou no ajuste da faixa de aplicação de adubação.

“Mais do que um aplicativo, a iniciativa operacionaliza toda a estrutura de serviços e produtos da Jacto em um único ecossistema, desde o primeiro contato até o final da vida útil do equipamento. O principal diferencial do Jacto Connect é reunir todos os aplicativos da marca em um único lugar para acessar tudo que precisa”, destaca Guilherme Panes, gerente de desenvolvimento de negócios da Jacto.

Em resumo, é uma ferramenta que permite acompanhar e melhorar o trabalho, de forma simples e na palma da mão.

“Com esta plataforma transformamos a experiência dos nossos clientes, facilitando a navegação entre os softwares que já estão disponibilizados. Melhoramos o fluxo do atendimento, facilitamos a comunicação com os usuários e o acesso deles aos nossos serviços”, reforça Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.

O Jacto Connect está disponível para Android e iOS e o download pode ser feito pelo link  https://bit.ly/2PsMkRA

 

Conteúdo Patrocinado