Abimaq apresenta propostas para política industrial ao MDIC

Entidade levou 40 sugestões para incremento do comércio exterior, inovação e competitividade ao secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Carlos GadelhaA Abimaq informou ontem, dia 14, que levou em reunião com o secretário de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Carlos Gadelha, 40 propostas para comércio exterior, inovação e competitividade para o setor.

Fonte: Pixabay/Divulgação

De acordo com o diretor de Tecnologia da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, João Alfredo Delgado, as propostas têm ênfase no Programa MODERMAQ, que objetiva reduzir a idade média do parque de máquinas brasileiro.

– Além disso, apresentamos também a proposta da Abimaq de aperfeiçoamento do mecanismo de Ex-Tarifário que seria concedido para máquinas e equipamentos sem produção nacional em projetos de modernização por empresa. Levamos também reivindicações de eliminação dos diversos Regimes Especiais e de regulamentação da exigência de conteúdo local em toda a compra com recursos públicos, entre outros temas relevantes para a indústria nacional – destacou Delgado.

De acordo com o diretor de Tecnologia, Gadelha salientou que o governo pretende elaborar uma nova proposta de política industrial, em curto prazo, com foco na modernização do parque industrial e na melhoria da produtividade.