Aiba defende Plano Safra e pede CRA em dólar

Presidente da entidade disse durante a Bahia Farm Show, que mais importante que o aumento dos juros, é o aumento do crédito

Fonte: Bahia Farm Show/divulgação

O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes (Aiba), Júlio Cézar Busato, defendeu nesta quarta, dia 25, a manutenção dos principais pontos do Plano Safra 2016/2017, anunciado pela ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu. “Pedir juros mais baixos no momento econômico que o país vive não procede. O que precisamos – e isso é mais importante do que o aumento de juros – é o aumento do crédito”, disse durante a Bahia Farm Show, que acontece no município de Luís Eduardo Magalhães. 

Segundo Busato, a Aiba também espera a aprovação, pelo Congresso, da Medida Provisória que permite negociação de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) com rendimento atrelado à variação cambial. “Nós precisamos normatizar o CRA para buscar financiamento em moeda estrangeira, já que temos as nossas commodities vendidas nessas divisas.” 

O presidente da Aiba elogiou a escolha do senador Blairo Maggi (PP-MR) para o Ministério da Agricultura. “O novo ministro tem uma enorme experiência como agricultor, como político e agora com trading, comercialização. Ele tem uma visão completa do agronegócio e da parte política, o que é muito necessário para que a gente continue avançando”, assinalou Busato. 

Em relação às dificuldades trazidas ao setor produtivo do Matopiba após a quebra de produção pelo clima e que podem exigir refinanciamento de dívidas, Busato disse que a Aiba tem promovido reuniões com entidades financeiras, tradings e fornecedores de agroquímicos. “Existe um compromisso deles todos da necessidade de se buscar os meios possíveis para fazer isso, porque eles entendem a necessidade da manutenção e do aumento do crédito neste momento”.

Equipamentos de irrigação

Após a quebra de produção na região do Mapitoba por causa da estiagem, equipamentos de irrigação ganham importância na Bahia Farm Show. “Os produtores da área irrigada estão tendo safras excelentes, então isso faz o produtor pensar em segurança, em investir mais nessa tecnologia agora”, avaliou o presidente.

Segundo ele, a Aiba pensa em montar sistema para monitorar o aquífero Urucuia e os rios da região para ajustar o uso de água para irrigação, a exemplo de outros sistemas semelhantes adotados nos Estados Unidos e na Austrália. “Nesse monitoramento, ao percebermos que o nível do aquífero está diminuindo, reduzimos a oferta de água para irrigação.”

Independentemente do resultado das vendas de equipamentos de irrigação na edição da Bahia Farm Show este ano, Busato confirmou a expectativa de que o volume de negócios não deve ultrapassar o do ano passado, de R$ 1,033 bilhão.

“Nós perdemos mais de 30% do que nós esperávamos colher e 19% em relação ao que colhemos no ano passado, então isso tira um pouco da capacidade de o produtor investir e até o ânimo de investir muito”, enfatizou. “Mas as instituições financeiras estão aqui presentes na feira e todas trouxeram volume de crédito maior do que no ano passado. Existe disponibilidade de crédito para que se faça um grande volume de negócios.”