Alimentos transgênicos não fazem mal à saúde, diz Academia de Ciências dos EUA

Estudo analisou 20 anos de pesquisa sobre variedades geneticamente modificadas de milho e soja, além de herbicidas relacionados a esses cultivos

Fonte: Visualhunt/divulgação

Organismos geneticamente modificados (OGMs) não oferecem riscos à saúde e aparentemente não prejudicam diretamente o meio ambiente, de acordo com um estudo realizado pela Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos.

Conforme o estudo, que analisou 20 anos de pesquisa sobre variedades transgênicas de milho, soja, algodão e herbicidas relacionados, os OGMs não oferecerem risco específico de câncer, autismo ou outros males que foram supostamente associados a eles. 

Ainda assim, a Academia aponta que é difícil identificar com precisão a influência de fatores específicos no meio ambiente, diante da “natural complexidade” da questão.

Na segunda-feira, dia 16, especialistas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) afastaram a tese de que o glifosato, o herbicida mais utilizado do mundo, oferece risco de câncer. A Monsanto é a principal comercializadora do glifosato, com a marca Roundup.