Anfavea quer rapidez na divulgação de taxa para compra de máquina agrícola

Segundo a entidade, assim será possível evitar interrupções ou bolhas de consumoO presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan pediu, nesta quinta, dia 20, ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que divulgue o quanto antes a taxa do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), incluído no Programa de Modernização da Frota de Tratores e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) de 2015, que tem por objetivo financiar a aquisição de máquinas agrícolas, caminhões e ônibus.

– Queremos que a divulgação seja rápida, de modo a evitar interrupções ou bolhas de consumo. O ministro respondeu positivamente à solicitação, informando que fará uma análise o mais breve possível. Hoje, tratamos muito mais do financiamento de máquinas propulsadas, caminhões e ônibus –  disse.

Segundo Moan, atualmente a taxa do Moderfrota para caminhões e ônibus é 6% ao ano. No caso de máquinas agrícolas, chega a 4,5% ao ano.

O Moderfrota é um programa de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, que, além de financiar a aquisição de ônibus e caminhões, é destinado à compra de tratores agrícolas, implementos associados e colheitadeiras, entre outros.