Apenas 10% dos imóveis rurais já tem CAR

Prazo para inscrição no sistema do Cadastro Ambiental Rural encerra em seis mesesO prazo para registros no Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina em seis meses. Mas até agora, só 10% dos mais de cinco milhões de imóveis rurais do país estão inscritos no sistema.

Vilson Thomas é produtor de grãos no Distrito Federal e já prepara os documentos para o CAR há um mês. Não conseguiu fazer sozinho, por isso, precisou pedir ajuda ao técnico de sua produção. Ainda assim, vê dificuldades sobre como fazer o cadastramento.

– Ele está cuidando disso dentro do nosso grupo e fez várias perguntas a pessoas que vieram para nos informar e  ficou sem resposta também. Então, nós precisamos de informação de como fazer e de como agir – reclama p produtor.

Pouco mais de 500 mil imóveis rurais do país estão cadastrados no novo sistema. O Nordeste é a região que concentra o menor número de propriedades cadastradas até agora. Para representantes do setor, a baixa adesão ao Cadastro pode estar na dificuldade do produtor rural em se adaptar à tecnologia exigida.

– Não é impossível fazer o CAR, mas a pessoa que não tem a habilidade mínima de usar, de operar um computador, ela não vai conseguir fazer. A gente pode chegar num número alto, mas pra gente cadastrar todos os imóveis, vai demorar bastante tempo – pontua Rodrigo Justos de Brito, coordenador da Comissão do Meio Ambiente, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil.

Para fazer o CAR é preciso primeiro baixar o aplicativo do programa, disponível na internet. Em caso de dúvidas, a orientação é consultar o manual do usuário, que traz os documentos que devem ser declarados e o passo a passo de como arquivá-los. Para os órgãos que monitoram o sistema, o número de cadastros recebidos até agora está dentro do previsto.

– Nós temos hoje uma curva de entrada de cadastros ambientais rurais crescente e constante. Então, a possível lentidão está relacionada à própria absorção da ferramenta, do envolvimento do Estado, do município e dos produtores rurais no Cadastro Ambiental Rural. O incremento é diário, nós temos cerca de mil a dois mil cadastros diariamente entrando no Sicar – diz o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará.

Segundo o Ministério da Agricultura, o trabalho de orientação junto aos produtores rurais irá receber um reforço de mais de 30 mil técnicos até o fim do ano. Além disso, serão retomadas as campanhas publicitárias sobre o Cadastro Ambiental Rural, que estavam suspensas por causa do período eleitoral. O governo federal garante que irá intensificar as ações de assistência para atingir a meta de imóveis rurais cadastrados no prazo estabelecido.

– Nós faremos junto ao Ministério do Meio Ambiente uma grande força-tarefa para que não seja necessária a prorrogação do prazo. Só o sistema público tem 16 mil técnicos que atuarão no meio rural. Fizemos junto aos profissionais da área bancária, a capacitação referente ao CAR e muito treinamento junto aos produtores vinculados às secretarias de Estado de Agricultura – afirma Caio Rocha, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa.