MT: apenas 14 produtores validaram o CAR

Migração do sistema estadual para o nacional provoca lentidão na análise dos cadastros, o que deixa o setor apreensivo pois pode travar negócios e investimentos

Apenas 14 produtores rurais de Mato Grosso conseguiram validar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o momento. Isso ocorre porque o estado já tinha um sistema próprio de cadastramento, o Programa Mato-Grossense de Legalização Ambiental Rural (MT Legal), regulamentado em 2009, mas precisou migrar para a plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). A demora e as dificuldades para análise do CAR travam negócios e investimentos e deixam o setor apreensivo, segundo o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famato), Rui Prado.

“Infelizmente está um caos. É impossível se regularizar. Se o governo federal e o governo estadual não conseguem conversar em questões de informática, não conseguem fazer com que o sistema funcione, quem está pagando o pato é o produtor rural”, afirmou.

De acordo com Prado, o risco para o setor é grande com o impasse sobre a regularização das áreas rurais do estado. “Trava novos investimentos, trava a vida do produtor. Sem o cadastro ele não consegue crédito. Estamos conversando e esperamos que os governos façam acontecer, tem que resolver urgentemente”.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), existem 106 mil imóveis rurais inscritos atualmente no estado, o que corresponde a uma área de 58,9 milhões de hectares e representa perto de 81% da superfície cadastrável. O percentual de análise, porém, preocupa: menos de 1% do total cadastrado até o momento.

Na semana passada, o vice-governador de Mato Grosso e também secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, esteve em Brasília reunido com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Fávaro deve apresentar uma proposta para aprimorar o mais rapidamente possível o sistema federal para atender à demanda do estado que apresenta nível tão baixo de análise e validação do CAR.