Aprenda como iniciar o cultivo de maracujá

Para produtores terem sucesso com o maracujá, pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios dão algumas dicas antes de implantarem a cultura 

Fonte: Daniela Cristina Imig/Embrapa

A primeira dica dos especialistas é a escolha da área de cultivo. De acordo com José Carlos Cavichioli, pesquisador do Polo Regional de Adamantina da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), os agricultores precisam estar atentos se a área escolhida tem boa drenagem, solos de adequada fertilidade, se não apresentam camada impermeável, pedregosa ou endurecida a menos de dois metros de profundidade. 

“Quando possível, é necessário checar se a área não possui histórico de morte prematura de plantas, doenças associadas a fungos do solo, como Fusarium, bactérias e nematoides, que se manifestam e dizimam rapidamente as plantas quando entram em produção”, afirma Cavichioli. 

Se o histórico for constatado, é necessário que o produtor utilize mudas enxertadas, como o maracujá-de-veado (Passiflora gibertii). Outra dica é verificar se nas proximidades há pomares em produção contendo plantas com sintomas do vírus do endurecimento dos frutos. 

Após a escolha da área, o produtor deve realizar o manejo adequado antes de inserir a cultura. A dica é realizar a adubação verde, de espécies como Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis e mucuna anã, que aumentam a capacidade produtiva do solo, a quantidade de armazenamento de água e o fornecimento de nitrogênio fixado diretamente na atmosfera. “O uso do adubo verde também aumenta a amplitude de variação térmica diuturna, protege contra os agentes erosivos, como chuvas e ventos, aumenta o teor de matéria orgânica e intensifica a atividade biológica do solo”, explica o pesquisador. 

análise e o preparo do solo são outras dicas importantes. Analisar quais nutrientes precisam ser corrigidos no solo é barato, econômico e evita prejuízos depois que a cultura já tiver sido implantada. Após corrigir as quantidades de nutrientes, o produtor deve prepará-lo corretamente. “O mais recomendado é que se utilize o plantio direto ou cultivo mínimo, pois reduzem os riscos de erosão e contribuem para a conservação do solo”, diz Cavichioli.

A próxima etapa, indicam os especialistas, é instalar os quebra ventos. De acordo com Cavichioli, o vento é muito prejudicial para o maracujazeiro. Dependendo da velocidade, pode dificultar o crescimento da planta no fio do arame do sistema de sustentação ou quebrar a planta ainda em formação. “Em algumas situações, o vento causa o tombamento de linhas inteiras da cultura e é responsável por lesões nas folhas, que servem como entrada para algumas doenças. Antes da implantação do pomar, é necessário providenciar o quebra-vento, que pode ser feito com capim napier, em três laterais ao redor e dento da área com maracujá, caso haja muitas ruas”, afirma o pesquisador.

Escolha da semente

Depois de realizar todos esses processos, o agricultor pode escolher a melhor cultivar de maracujá para plantar, dos diversos programas de melhoramento genético existentes no Brasil. O Instituto Agronômico é referência em pesquisas para desenvolvimento de novas cultivares de maracujá.   

“As cultivares IAC 273 e IAC 277 são destinadas ao mercado de frutas frescas. A IAC 275 é mais indicada para a agroindústria, por produzir frutos com casca muito fina, coloração interna alaranjado-intensa e teor superior de sólidos solúveis totais, entre 14 e 16º de brix, características interessantes na obtenção de sucos e néctares”, explica.

Os pesquisadores alertam também para aquisição de mudas e sementes ou produção de mudas pelo próprio agricultor. Cavichioli orienta que as mudas são consideradas o insumo mais importante na implantação do pomar. “O produtor pode produzi-las a partir de sementes selecionadas ou adquiri-las em viveiros credenciados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). O uso de telados antiafídeos é fundamental para evitar a infecção pelo vírus do endurecimento dos frutos”, afirma.

A APTA, por meio do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e Polos Regionais, realiza pesquisas com maracujá com o objetivo de encontrar soluções para problemas que atingem a cultura e promove eventos de transferência de tecnologia e conhecimento.