Aprenda a fazer o churrasco de vala, uma receita típica do Rio Grande do Sul

Série especial do Bom Dia Campo mostra pratos da culinária regionalA série especial do Bom Dia Campo, que mostra pratos da culinária regional do país, começa com a receita do churrasco de vala feito no Rio Grande do Sul. Ele é preparado em poucos lugares.

? A maior diferença (entre o churrasco comum e o de vala) é o tempo, a paciência que precisa ter pra ficar na volta, pra deixar ele como tem que ser ? afirma Dirceu Elias de Souza, assador há aproximadamente 12 anos.

O tempo para assar a carne é de, no mínimo, seis horas. A vala onde é feito o churrasco tem seis metros de comprimento. Conforme Souza, o primeiro passo é acender o fogo, para não dar cheiro na carne. Na receita do assador, ele usa sal médio, que diz ser melhor para a carne absorver.

Antes de salgar, no entanto, o segredo de Souza é usar água para molhar a carne. Assim, explica o assador, o sal gruda e não cai na hora de virar o churrasco, garantindo as seis horas de assado.

Carne salgada e fogo pronto, a receita é esperar. O ideal é que não mexer na carne e ficar só atento ao fogo que é crucial para o bom cozimento. Dirceu Souza conta que só vira a carne um pouco antes de ser servida para dourar o matambre, onde ela assa praticamente através do osso.

Quando o churrasco fica pronto, é possível comprovar como assar sem pressa, pode fazer a diferença.

? Macia, não precisa nem tu cortar. Como diz, dá pra comer de colher. Fica bem macia mesmo. Uma manteiga, a costela ? elogia o assador.