Aprosoja assina termo de cooperação com Canal do Panamá

Objetivo é promover o uso da passagem entre o Atlântico e o Pacífico para levar grãos brasileiros à Ásia

Fonte: Ascom Aprosoja

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) assinou em cuiabá (MT) um termo de cooperação com o Canal do Panamá, nesta quarta-feira, dia 14. O objetivo é promover a utilização da passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico para levar grãos brasileiros à Ásia.

“Acreditamos que podemos captar parte dos grãos que saem de Mato Grosso e chegam até o Norte do país. O Canal do Panamá seria uma opção para que o produto chegue até a Ásia, sendo a China o destaque principal”, afirma o administrador da via, Jorge Luis Quijano.

Para o presidente da Aprosoja-MT, Antônio Galvan, o termo de cooperação é um marco para a logística de grãos como soja e milho, porque vai encurtar o acesso a um grande mercado consumidor. “Com certeza essa assinatura vai representar muito para o futuro dessa relação Brasil-Panamá e, em especial, Mato Grosso”, afirma.

Segundo o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, o acordo também deve refletir em rentabilidade aos produtores mato-grossense. “O acordo nos permitirá a troca de informações com o objetivo de reduzir o custo da transposição do canal, que, para alguns portos asiáticos, pode significar de dois a quatro dias a menos de navegação. E, como o pagamento do frete marítimo é diário, isso representaria uma redução significativa, tanto do ponto de vista financeiro como logístico”, diz.

Ferreira ainda afirma que estariam sendo negociadas com a administração do Canal do Panamá maneiras de reduzir os custos do frete.