Aprosoja oferece curso gratuito sobre armazenagem

A oficina terá uma programação focada na elaboração de projetos, com informações sobre documentação, exigências de cada agente financiador e critérios usados na análise dos processos

Fonte: Pixabay

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), realiza na próxima terça-feira, dia 17, uma oficina sobre armazenagem.

O curso terá uma programação focada na elaboração dos projetos, com informações sobre documentação, exigências de cada agente financiador e critérios usados na análise dos processos. A ideia das entidades é qualificar os profissionais especializados nesse tipo de projeto para que estejam aptos a orientar os agricultores interessados em investir em uma estrutura própria de armazenamento da produção.

“A iniciativa busca informar os nossos associados para que avaliem se na sua propriedade é o caso de dispor de armazéns próprios ou não”, observa o gerente de política agrícola da Aprosoja-MT, Frederico Azevedo.

Os produtores rurais de Mato Grosso enfrentam nesta safra um grande problema na armazenagem da produção de grãos. Considerando os requisitos da FAO, órgão das Nações Unidas, que determina como medida de segurança uma capacidade de armazenagem superior a 20% da produção, o déficit atualmente é de pouco mais de 37 milhões de toneladas no estado.

A oficina será realizada na sede do Conselho Regional de Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em Cuiabá, das 8 horas às 12 horas. O curso é gratuito, mas tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (65) 3644-4215. O conteúdo será ministrado por representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil.