Aveia preta é capaz de controlar nematoides

Pesquisa sobre as propriedades do cereal quer aumentar seu uso pelos agricultoresOs produtores têm deixado de cultivar a aveia preta, preferindo cultivares mais comerciais. Mas pesquisadores querem mudar este cenário e, para isto, investem no estudo das propriedades desta variedade. Um dos benefícios já encontrados é capaciadade de controlar nematoides.

Fonte: Agência de Notícias Embrapa

Buscando incentivar o uso de cultivares de aveia preta, a Fundação Pró-Sementes e a Agroalpha têm apostado na pesquisa para o desenvolvimento e oferta de novos materiais. A coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl, aponta o aumento do mercado, impulsionado pela mudança cultural que tem priorizado a qualidade de sementes e variedades comerciais.

– A cultura do produtor está mudando; a aveia preta comum está sendo deixada de lado, enquanto cresce a procura por cultivares que atendam às diferentes necessidades, como produção de forragem, produção de grãos, conservação do solo e reciclagem de nutrientes, e também controle de doenças e fungos através da prática do sistema de rotação de culturas – destaca a pesquisadora.

Ela acredita que a pesquisa para conhecer as características e propriedades do banco genético é de fundamental importância, auxiliando no desenvolvimento da cultura por meio de materiais melhorados.

Até o momento, um dos aspectos revelados pela pesquisa e que mais chama a atenção é o poder de supressão de nematoides. De acordo com Kassiana Kehl, a aveia preta é capaz de controlar um dos piores e mais agressivos nematoides, o Pratylenchus brachyurus.

Nesse sentido, o programa de melhoramento de aveia preta da Agroalpha e da Fundação Pró-Sementes lança a Agro Quaraí. Indicada para o sul do Brasil e em fase de experimentação no cerrado, o novo material diferencia-se pelo ciclo precoce, elevado potencial de produção de massa verde e rendimento de grãos.

– Os dados de produtividade e matéria verde surpreenderam os pesquisadores, principalmente por se tratar de uma cultivar de ciclo precoce – destaca Kassiana Kehl.

Com alta capacidade de afilhamento e resistência moderada a ferrugem da folha e do colmo, a cultivar Agro Quaraí está disponível para produtores de sementes por meio do sistema de  licenciamento da Fundação Pró-Sementes.

Vejas as características da variedade e saiba como adquirir no site da Fundação Pró-Semente.