SP: Bacias do Baixo Atibaia e do Camanducaia saem de estado de restrição

Rio Camanducaia ainda permanece em Estado de Alerta, o que representa a proximidade da restrição 

As bacias do Baixo Atibaia e do Camanducaia, em São Paulo, saíram do Estado de Restrição, nesta quinta, doia 27, após as chuvas que caíram sobre o estado desde a última madrugada. A decisão foi publicada na Resolução Conjunta ANA/DAEE Nº50/2015. A captação de água nestas regiões volta a poder ocorrer normalmente. A Agência Nacional de Águas (ANA), no entanto, alerta que o Rio Camamducaia ainda permanece em Estado de Alerta, o que indica a proximidade de uma nova restrição.

As chuvas dos últimos dias permitiram que a vazão média do Baixo Atibaia registrasse 5,84 m³/s no ponto de monitoramento acima de Paulínia. A restrição foi colocada na última terça, dia 25, quando a vazão de referência foi de 3,24m³/s.Na bacia do Camanducaia, que estava em restrição desde 18 de agosto, a vazão dos últimos dias, medida no ponto Dal Bo foi de 1,61m³/s, acima dos 1,36m³/s divulgados na última segunda, dia 24. 

Desde a última segunda, dia 24, a bacia do Alto Atibaia também teve um aumento da vazão média de 4,91m³/s, no ponto Captação Valinhos, para 5,84m³/s de acordo com a vazão média dos últimos dias divulgada hoje. Assim, a região sai do Estado de Alerta (acima de 4m³/s e abaixo de 5m³/s) e volta para a situação sem restrição de uso da água.

No caso do trecho paulista da bacia do Jaguari, o Estado de Alerta permanece mesmo com a subida da vazão média de 3,31m³/s para 4,07m³/s. O alerta acontece nesta região quando a vazão fica acima de 2m³/s e abaixo de 5m³/s no ponto de monitoramento Foz. A restrição acontece quando o rio Jaguari registra até 2m³/s.

Nos trechos Montante Cantareira e Jaguari (trecho mineiro), as vazões médias subiram de 4,45m³/s para 5,21m³/s no ponto de monitoramento Pires, no rio Jaguari. Com isso, as regiões se afastaram mais do Estado de Alerta: acima de 2m³/s e abaixo de 4m³/s.

Confira no site Sala da Situação PCJ os municípios estão em Estado de Alerta, Restrição ou sem intervenções restritivas por bacia hidrográfica.