Bahia mantém previsão de rendimento para soja e algodão

De acordo com a Aiba, produtividade da leguminosa no oeste do estado será de 56 sacas por hectare; fibra deve render 270 arrobas por hectare

Fonte: Fernanda Farias/Canal Rural

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) manteve a sua previsão de produtividade da soja no oeste da Bahia em 2016/2017 em 56 sacas por hectare. O número consta do segundo levantamento do conselho técnico da associação. “Mesmo com as precipitações irregulares registradas no período de plantio no oeste da Bahia, as perspectivas para a safra 2016/2017, principalmente para a cultura de soja, são as melhores possíveis”, disse a associação, em nota divulgada nesta quarta-feira, dia 15. 

Segundo a Aiba, o número de 56 sacas por hectare ainda pode ser superado caso a previsão de chuva se confirme nos próximos dias e a colheita ocorra com sucesso. Em relação à área, a oleaginosa foi semeada em 1,58 milhão de hectares da região, sem variação ante o primeiro levantamento, segundo a Aiba. 

Algodão

A expectativa da associação também é positiva para o algodão baiano. “A chuva ocorrendo na intensidade certa no mês de abril, a previsão é de superar a marca atualmente projetada de 270 arrobas por hectare”, destacou a Aiba.

No que diz respeito à área cultivada, foram semeados 190 mil hectares no oeste e 12 mil hectares no sudoeste do estado. 

Para o milho, a Aiba reduziu para 130 sacas por hectare a sua previsão de rendimento, ante 163 sacas por hectare no primeiro levantamento. “A estiagem de janeiro e algumas pragas, como a cigarrinha, provocaram muitos danos à cultura”, disse a associação. A estimativa de área plantada com milho foi mantida em 180 mil hectares.