Bancada ruralista e governo se aproximam de acordo sobre Funrural

Alíquota será de 2,3% para quem deixou de pagar; única indefinição é sobre o pagamento de quem não tem débitos

Fonte: Agrale/divulgação

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o governo federal praticamente chegaram a um acordo sobre o pagamento do Funrural. Após reunião realizada nesta quinta-feira, dia 11, em Brasília, houve um avanço significativo e apenas detalhes detêm a decisão oficial. 

Ficou decidido que a alíquota será de 2,3% para quem deixou de pagar Funrural (incluindo 0,2% referente ao Senar). A alíquota será aplicada até a quitação do total devido. Depois disso, a taxa é reduzida e fica igual à dos contribuintes que estão com as contas em dia.

A única indefinição é sobre o pagamento de quem não tem débitos. Ainda não se sabe ao certo qual a alíquota aplicada, mas deve ser algo entre 1,5% e 1,9%.

O recolhimento ainda será sobre a receita bruta – opção entre folha de pagamento ou receita foi descartada. O governo deve perdoar 100% de juros e 25% de multa e sucumbência.

Na segunda-feira, dia 15, acontece a reunião final com o presidente Michel Temer. E já no início da semana que vem deve haver a publicação da medida provisória sobre o tema.