Beneficiários do Pronamp têm taxa de juros menor para projetos de baixo carbono

Redução de 5% para 4,5% atende a uma das principais recomendações do Observatório ABCOs produtores beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) poderão obter financiamentos via Programa ABC, linha de crédito do Plano Agricultura de Baixo Carbono, com taxas de juros de 4,5% ao ano, inferiores que as vigentes para este programa, de 5% ao ano, de acordo com a Resolução 4.286, do Banco Central.

>> Produtores do Pará reclamam da burocracia e das altas taxas de juros do Programa ABC

Observatório ABC

 – O custo do financiamento é uma das principais variáveis consideradas pelo produtor na hora de escolher a linha de crédito. A redução desse custo, de 5% para 4,5%, atende a uma das principais recomendações do Observatório ABC. Com esta diminuição, no caso dos beneficiários do Pronamp, o Programa ABC torna-se mais atrativo ao médio produtor rural, aumentando o potencial de adesão ao programa para uma parcela importante dos produtores brasileiros – afirmou Gurgel.

O objetivo do Pronamp é promover o desenvolvimento das atividades dos médios produtores rurais, proporcionando o aumento da renda e a geração de empregos no campo. Entre os itens financiáveis estão: obras de irrigação, drenagem, proteção e recuperação do solo; florestamento e reflorestamento; formação ou recuperação de pastagens; entre outros.

Com o menor juros do Programa ABC, os médio produtores agora possuem maiores incentivos para adotarem as tecnologias que reduzem emissões de gases de efeito estufa. A modificação atende a uma das principais reivindicações do Observatório ABC em 2013 e tema de discussão do estudo “Agricultura de Baixa Emissão de Carbono: Financiando a Transição”, divulgado no final do ano passado.

>> Contratação de crédito no Programa ABC cresce 700% no último ano-safra