Brasil passa por forte redução na produção de cacau

Indústria fechou o quarto ano consecutivo de queda na moagem, com o total de 217 mil toneladas

Fonte: Mateus Pereira/ (Arquivo) Secom

O ano de 2016 fechou com forte redução na produção de cacau no Brasil, devido à crise hídrica que assolou, sobretudo, as lavouras do principal estado produtor, a Bahia. Com uma redução de 77 mil toneladas (34%) em relação a 2015, a quantidade entregue foi insuficiente para o abastecimento da indústria, cuja capacidade de moagem está em 275 mil toneladas, atualmente.

A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) esclarece que foi inevitável aumentar as importações da amêndoa para evitar que o setor reduzisse suas atividades e evitasse demissões. Sem a medida, o setor teria comprometido seus contratos de exportação com a geração de divisas que o Brasil necessita.
 
Segundo apurou a AIPC, a indústria fechou o quarto ano consecutivo de queda na moagem, com o total de 217 mil toneladas em 2016 (o último ano com crescimento foi 2012 com 236 mil toneladas). O resultado indicou redução de 8% sobre o ano de 2012, e apontou um percentual muito abaixo da capacidade instalada atual, de 275 mil toneladas.

Não fosse este cenário de queda da moagem, por reflexo da menor demanda do mercado interno, a importação complementar que a indústria foi obrigada a realizar teria que ser ainda maior.   “Atualmente a indústria ocupa apenas 79% de sua capacidade, mas se tivesse de utilizar 100%, teríamos de ter uma importação ainda mais elevada, para complementar o abastecimento interno que foi de 152 mil toneladas”, observa o diretor executivo da AIPC, Eduardo Bastos. 
 
No ano passado, a indústria processadora teve de aumentar a importação do cacau em 57 mil toneladas, diante de uma redução na oferta local de 77 mil toneladas. O insumo provém de Gana, a única fonte de suprimento externo da amêndoa permitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente.  O cacau proveniente da Costa do Marfim (maior produtor e exportador mundial), embora tenha sua importação autorizada por dispositivo legal, conforme prevê  a Instrução Normativa IN 47/2011, encontra-se há mais de 5 anos com restrições ainda não esclarecidas.   
 
Importações e controle

Há vários anos, a indústria processadora no Brasil vem importando o cacau de Gana (segundo maior produtor e exportador do mundo, que fornece inclusive para países produtores, como a Indonésia). Apesar do receio de alguns produtores rurais, em relação à contaminação por pragas e doenças no processo de importação, este cacau que chega de fora aos portos brasileiros passa por todo o processo e manejo exigidos pelo Mapa e pela regulamentação sanitária prevista nas leis vigentes.

“Ao longo de todo este período,  nunca tivemos qualquer problema em relação a contaminações por doenças. Este é um cuidado que interessa não só aos produtores, mas também à indústria, uma vez que dependemos do cultivo interno para sobreviver”, salienta o executivo da AIPC.  
 
A entidade reforça que o fato de ter de importar o cacau para abastecer a indústria não é a situação ideal, pois a medida eleva os custos, gera incertezas e a necessidade de afretamento de navios para somente este tipo de carga, além de ser um processo muito mais burocrático. “A importação é sempre desvantajosa, mas tem sido a única maneira de cobrir a instabilidade da produção nas últimas décadas.

Sem a importação, a indústria já teria reduzido ainda mais suas atividades no País, trazendo enormes prejuízos ao setor, notadamente aos produtores de cacau, uma vez que a presença da moagem interna é que garante a liquidez do cacau e preços, em geral, mais interessantes aos praticados na bolsa de Nova York. Por isso, estamos sempre, de alguma fora, buscando apoiar o cultivo nacional, atuando conjuntamente com os produtores em pautas que busquem melhorias para o cultivo, como as discussões de medidas que ajudem a mitigar a seca e em torno do reforço sanitário de prevenção e combate a pragas e doenças que possam afetar a lavoura cacaueira”, explica Bastos.
 
A AIPC tem se estruturado para apoiar a realização de um seminário para a discussão técnica de combate às pragas, não só quarentenárias, mas também das existentes, como a Vassoura de Bruxa. “Para reduzir a necessidade de importação, estamos construindo um plano de dobrar a produção nacional em 10 anos, com todo setor produtivo, desde os produtores, passando pela indústria de confeitos, Governo e terceiro setor. Esperamos colocar em prática as primeiras ações ainda em 2017”, revela o executivo. 
 
Seca

Em 2016, o cenário hidrológico que se mantinha muito ruim na Bahia (maior produtor de cacau do Brasil) se agravou, e a seca atingiu também praticamente todas as regiões produtoras do País, inclusive o Pará. O reflexo disso vem sendo a queda crescente da produtividade. No Brasil, toda a produção de cacau, medida pela soma de recebimentos da indústria, sofreu uma grande queda, de 209 mil toneladas em 2015, para algo em torno de 152 mil para a safra 2016. O pior resultado da produção de cacau dos últimos anos.