Brasil pretende recuperar 12 milhões de ha até 2030

Governo brasileiro adere ao Desafio de Bonn e à Iniciativa 20x20; esforços estão inseridos no Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC)

Fonte: ANPr / Divulgação

Os ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciaram neste sábado, 3 de dezembro, em Cancún, México, a adesão do governo brasileiro ao Desafio de Bonn (“Bonn Challenge”) e à Iniciativa 20×20. Com isso, o Brasil declara sua intenção de restaurar, reflorestar e promover a recuperação natural de 12 milhões de hectares de florestas até 2030.

Além disso, serão implementados 5 milhões de hectares de sistemas agrícolas integrados,combinando lavoura, pecuária e florestas, também até 2030, e recuperados 5 milhões de hectares de pastagens degradadas, até 2020. Esses esforços estão inseridos no Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC). Essas contribuições brasileiras serão contabilizadas desde 2005.

Para o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, “a adesão do Brasil mostra que os dois ministérios estão alinhados e atuando juntos na promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, como já ocorreu na ratificação do Acordo de Paris sobre a mudança do clima”. Para o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, “o engajamento do Brasil ao Bonn Challenge e à Iniciativa 20×20 é bem-vindo pois atrai novos investimentos e reforça as ações que o Brasil já vem desenvolvendo para adaptar sua agricultura à mudança do clima.”

De acordo com o governo brasileiro, as iniciativas reforçam prioridades nacionais na área de segurança hídrica, alimentar e também colaboram para o cumprimento das metas internacionais de mudanças do clima e biodiversidade.

O Desafio de Bonn é um esforço internacional não vinculante de recuperação da paisagem florestal para restaurar 150 milhões de hectares de áreas desmatadas ou degradadas até 2020, e uma extensão adicional de 200 milhões de hectares até 2030. Foi lançado numa mesa redonda em Bonn, na Alemanha, em setembro de 2011. Essa recuperação pode ocorrer com espécies nativas e exóticas, com restauração assistida ou natural, e tem como objetivo resgatar a funcionalidade ecológica e promover o bem-estar humano na paisagem.

A Iniciativa 20×20 é uma plataforma que visa à recuperação de 20 milhões de hectares de áreas produtivas na América Latina e Caribe. A proposta prevê a recuperação e conservação de solos produtivos, a integração de sistemas agrícolas, bem como o engajamento de investidores para financiar as atividades da Iniciativa.

Além disso, também dá apoio  processos ecológicos (conservação e recuperação de biodiversidade, recursos hídricos, ciclos biogeoquímicos e solos) por meio de integração da lavoura, da pecuária e da floresta e de outros usos das terras sustentáveis. Dessa forma, o objetivo é tornar as paisagens mais aptas para a agricultura e a produção de serviços ambientais.