Califórnia vai incluir glifosato em lista de produtos que causam câncer

Monsanto já contestou legalmente a decisão do estado americano, argumentando que se baseia em avaliação equivocada de pesquisa sobre a doença

Fonte: Formad/Divulgação

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, vai incluir na próxima semana o glifosato em sua lista de produtos químicos que podem causar câncer, de acordo com comunicado do Escritório de Avaliação de Risco Ambiental à Saúde. O glifosato é principal produto químico do herbicida Roundup, comercializado pela Monsanto.

A companhia já contestou legalmente a decisão da Califórnia, argumentando que ela se baseia em uma avaliação equivocada da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Em março, um tribunal estadual decidiu contra a Monsanto nessa questão, e, embora a empresa tenha recorrido, não houve determinação judicial para que a inclusão do glifosato na lista fosse adiada. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, braço da Organização Mundial de Saúde, disse em 2015 que o glifosato pode causar câncer em seres humanos.

A Monsanto, citando avaliações de órgãos reguladores nos EUA e na Europa que não encontraram ligação entre glifosato e câncer, disse que pretende seguir lutando contra a decisão da Califórnia.