Cisterna de calçadão é alternativa para armazenamento de água em tempos de seca no Nordeste

Agricultores utilizam sistema para garantir sustentabilidade de lavourasA cisterna de calçadão, aplicada em pequenas lavouras, tem permitido que produtores rurais da região do semiárido do Nordeste gerem renda e possam permanecer em suas terras. O equipamento se trata de uma adaptação da cisterna comum e foi a solução encontrada pelo agricultor Franciso de Assis Feitosa para driblar a seca. Ele conta que, após a adaptação do sistema, a falta d'água já não é mais uma grande preocupação. Na região do município de Sobradinho, na Bahia, chega a chover menos de 500 milím

Atualmente, toda a água utilizada na plantação de Feitosa é proveniente do sistema, que capta a chuva que cai sobre uma calçada de cerca de 210 metros quadrados e vai para a cisterna. O equipamento tem capacidade de armazenamento para 52 mil litros. Quando ocorre precipitação em excesso e o reservatório transborda, a água excedente vai para um barreiro, onde serve de fonte para os animais e plantas.

A Organização Não Governamental (ONG) Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, de Juazeiro (BA), oferece apoio para a construção de cisternas de calçadão a agricultores da região.

SÉRIE ESPECIAL

A série “Convivendo com a seca” traz história de produtores rurais do semiárido nordestino que buscaram alternativas, desde as mais comuns às mais inusitadas, e que através delas conseguem melhor qualidade de vida. As matérias são exibidas no telejornal Rural Notícias, no Canal Rural, até o dia 02/02.