CONVIVENDO COM A SECA

Cisterna de calçadão é alternativa para armazenamento de água em tempos de seca no Nordeste

Agricultores utilizam sistema para garantir sustentabilidade de lavouras

A cisterna de calçadão, aplicada em pequenas lavouras, tem permitido que produtores rurais da região do semiárido do Nordeste gerem renda e possam permanecer em suas terras. O equipamento se trata de uma adaptação da cisterna comum e foi a solução encontrada pelo agricultor Franciso de Assis Feitosa para driblar a seca. Ele conta que, após a adaptação do sistema, a falta d'água já não é mais uma grande preocupação. Na região do município de Sobradinho, na Bahia, chega a chover menos de 500 milím

Atualmente, toda a água utilizada na plantação de Feitosa é proveniente do sistema, que capta a chuva que cai sobre uma calçada de cerca de 210 metros quadrados e vai para a cisterna. O equipamento tem capacidade de armazenamento para 52 mil litros. Quando ocorre precipitação em excesso e o reservatório transborda, a água excedente vai para um barreiro, onde serve de fonte para os animais e plantas.

A Organização Não Governamental (ONG) Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, de Juazeiro (BA), oferece apoio para a construção de cisternas de calçadão a agricultores da região.

SÉRIE ESPECIAL

A série "Convivendo com a seca" traz história de produtores rurais do semiárido nordestino que buscaram alternativas, desde as mais comuns às mais inusitadas, e que através delas conseguem melhor qualidade de vida. As matérias são exibidas no telejornal Rural Notícias, no Canal Rural, até o dia 02/02.

Nome:

Email:

Deixe um comentário:

Escreva os números da imagem:

últimas notícias

Previsão para hoje -


▲ Máx
▼ Min




Confira a previsão dos próximos dias

Fonte: Somar Meteorologia