Compra de terras por estrangeiros interessa aos especuladores, aponta Zarattini

Assunto discutido pela Casa Civil será tema de um projeto de lei, a ser apresentado na Câmara após o Carnaval

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (SP), afirmou nesta quinta-feira, dia 16, ao que a compra de terras por estrangeiros interessa aos especuladores. A liberação da compra de terras no Brasil, que vem sendo discutida dentro da Casa Civil, será tema de um projeto de lei, a ser apresentado na Câmara após o Carnaval.

“O que interessa a esses empresários do campo é a especulação do valor da terra. Evidentemente, vindo interesses de fora o preço da terra vai aumentar e, com isso, a compra e a venda de terras ganha outra dinâmica, com outros valores”, afirmou Zarattini. “Então, (o projeto) me parece mais ligado à especulação com venda de terras do que com produção”, afirmou.

Zarattini afirma que o projeto que está em discussão “abre a porteira completamente e permite qualquer tipo de negócio e entrada de grandes capitais no Brasil”. Segundo ele, os estrangeiros poderão usar as terras para produzir alimentos para outros países, “sem nenhum benefício para o Brasil”.

Atualmente, diz Zarattini, o Brasil tem restrições para compra de terras por estrangeiros, assim como outros países. “Os EUA têm muita restrição a compra de terra por estrangeiros. E não nos parece uma posição boa de ser adotada pelo Brasil neste momento. Porque o país perde autonomia de produção de alimentos, perde autonomia energética, já que a produção agrícola é fonte de energia, por meio dos biocombustíveis”, citou Zarattini. “Vamos ficar nas mãos de empresas multinacionais, de empresas estrangeiras.”