Conab vistoria estoques públicos a partir desta segunda

Expectativa para esta quarta etapa é fiscalizar 277.185 toneladas de grãos entre arroz, milho, feijão, café, trigo, farinha e fécula de mandioca

Fonte: Claudecir Cenedese

Começa nesta segunda, dia 30, a quarta etapa de fiscalização 2016 dos estoques público. Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irão visitar 87 armazéns públicos e privados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. 

A expectativa da Companhia para esta quarta etapa é fiscalizar 277.185 toneladas de grãos entre arroz, milho, feijão, café, trigo, farinha e fécula de mandioca. Os 18 fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados. Os trabalhos prosseguem até 10 de junho .

Nas três etapas anteriores, foram vistoriados 2.642.150 toneladas de produtos em 266 armazéns localizados em 22 estados do país. As vistorias identificaram cerca de 1.633  toneladas de perdas e 31.777 t de desvios. 

No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Companhia. Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.