Conab vistoria estoques públicos em três estados e no DF

Fiscais verificam a conservação e a quantidade de grãos armazenados, entre outros quesitos

Fonte: Cooperativa Coavil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está realizando esta semana a quinta etapa de fiscalização 2016 dos estoques públicos. Onze técnicos da estatal vão vistoriar 57 armazéns públicos e privados em Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal.

De acordo com a Superintendência de Fiscalização de Estoques da Companhia, até 15 de julho, a expectativa é fiscalizar 790.825 toneladas de arroz, milho, feijão, trigo, farinha e fécula de mandioca. Os fiscais vão observar, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, a conservação e a quantidade de grãos armazenados.

Nas etapas anteriores, foram fiscalizados mais de 2 milhões de toneladas de produtos em 371 armazéns localizados em 23 estados brasileiros, com a participação de 88 técnicos da Conab. As vistorias identificaram cerca de 2.800 toneladas de perdas, 31.777 t de desvios, 1.338 kg fora do tipo e desclassificação de 1.120 kg de café.

No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Conab. Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a estatal por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.