Conheça cinco dicas para uma irrigação de sucesso

Produtores brasileiros exploram apenas 20% da área potencial para a atividade

Fonte: Barbosa de Menezes/Embrapa

O Brasil está entre os dez países com a maior área irrigada do planeta, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Atualmente, o país tem 6,95 milhões de hectares que produzem alimentos utilizando diferentes técnicas de irrigação. No entanto, o número representa apenas 20% da área potencial para a atividade.

Na visão de Renato Silva, presidente da Valley, que é uma das principais empresas de irrigação do Brasil, o maior entrave no sistema é a falta da cultura de irrigação no país.

“O produtor rural enxerga a necessidade de irrigar apenas quando ele não vai bem com a safra. A procura acontece apenas para manter a receita linear”, diz ele.

Silva enfatiza a grande diferença entre os produtores brasileiros e os americanos no momento da irrigação: “Para ter uma ideia, o estado de Nebraska, nos Estados Unidos, possui três vezes mais área irrigada que o Brasil inteiro”.

Pensando nos produtores que já utilizam esse sistema e nos que se interessam e pretendem implementar a tecnologia na lavoura, separamos cinco dicas preciosas para ter sucesso no momento da irrigação.