Cotações de grãos devem entrar em ritmo de queda, segundo especialistas

Analistas analisaram cenário dos mercados de soja e milho durante seminário em São PauloAs cotações dos grãos, que mantêm ritmo de alta, devem sofrer uma mudança no cenário. De acordo com especialistas que participaram do seminário "Perspectivas para o Agribusiness", os preços devem começar a cair em breve. O analista da Agroconsult André Pessoa afirma que, para a soja, a expectativa é de ajuste em torno de US$ 12,00 por bushel. Segundo ele, a safra dos Estados Unidos deve ser grande. No Brasil e na Argentina, deve haver recuperação, ajudando a pressionar os valores para baixo. Pes

O mercado de milho também deve ter um período de queda nos preços com boa expectativa para a safrinha brasileira e para a safra dos Estados Unidos, conforme o sócio diretor da Clarivi, Leonardo Sologuren. Caso o cenário seja mantido, é possível que o produtor brasileiro até plante menos milho na próxima safra de verão.

As expectativas podem ter influência em atividades que são grandes consumidoras de grãos. Na avaliação do diretor da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Juradi Machado, para a suinocultura, a estimativa é de que o segundo semestre deste ano seja um período de ajuste. Ele aponta que a pressão sobre os custos está menor e os preços sinalizam sustentação. Além disso, mesmo com as dificuldades em alguns mercados, as expectativas para as exportações são positivas, com otimismo para 2013.

>>> Confira o site especial sobre cotações