Creches são abastecidas com produtos da agricultura familiar

Foram entregues 10,4 toneladas de legumes e frutas adquiridas pela Conab

Fonte: Rui Faquini/Embrapa

Alimentos produzidos por agricultores familiares do interior paulista abastecerão a mesa de 804 pessoas atendidas pelo Fundo Municipal de Assistência Social de Serra Azul (SP). A primeira doação de 2017 ocorreu na última semana.

Foram entregues 10,4 toneladas de legumes e frutas comprados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Cooperativa Agroecológica de Manejo e Conservação da Biodiversidade dos Agricultores Familiares do Assentamento Sepe Tiaraju (Cooperecos).

O contrato com a Cooperecos prevê a entrega de 84,9 toneladas de alimentos durante o ano, garantindo renda a 21 famílias de pequenos agricultores. Os produtos complementarão a alimentação de cheches e famílias carentes. 
 
Em 2016, a Conab assinou 72 novos contratos com organizações de agricultores familiares de São Paulo, incluindo o projeto com a Cooperecos, com investimentos de R$ 21,95 milhões, repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Os contratos referem-se à aquisição de 10,67 mil toneladas de alimentos produzidos por 2.839 famílias de pequenos agricultores, na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) do PAA.  

No PAA/CDS, os alimentos são adquiridos dos agricultores familiares, por meio de associações ou cooperativas, e entregues diretamente a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial, redes pública e filantrópica de ensino e saúde, e pelos equipamentos de alimentação e nutrição e de segurança pública.