7 dicas para o armazenamento adequado de sementes

Se não for feita corretamente, armazenagem pode acarretar rápida perda de germinação e vigor 

Fonte: Divulgação

As sementes são organismos vivos e sensíveis ao meio ambiente. Sendo assim, condições inadequadas de armazenamento e transporte podem desencadear processos fisiológicos que acarretam em rápida perda de germinação e vigor, além de favorecer a atividade prejudicial de microrganismos e insetos.

Para minimizar essas adversidades e assegurar sua qualidade fisiológica, o coordenador de qualidade da Barenbrug do Brasil, Carlos Zacarelli, indica sete instruções para o armazenamento adequado de sementes forrageiras:

1 – As sacarias devem ser armazenadas em local seco, fresco, ventilado e longe da luz direta do sol. Temperatura ambiental menor que 25°C e umidade abaixo de 70% são necessárias para prolongar a qualidade das sementes.

2 – Não se recomenda armazenar as sacarias próximas a outros insumos, como adubos, sal mineral, agroquímicos e combustíveis, que podem interferir na qualidade das sementes.

3 – O ambiente de armazenamento necessita estar limpo e livre da presença de insetos e roedores.

4 – O armazenamento dos sacos deve ser realizado sobre estrados de madeira (pallets) e nunca em contato direto com o chão, para não absorver a umidade do piso.

5 – As sacarias devem estar afastadas do teto em pelo menos 1,5 m, e das paredes do armazém, no mínimo a 0,5m a fim de melhorar a ventilação, evitando a absorção de umidade e oscilação térmica.

6 – O filme plástico que envolve as sacarias deve ser retirado imediatamente quando chegar ao local definitivo de armazenamento.

7 – Não se deve colocar peso excessivo sobre os volumes das sacarias, que são seguramente armazenadas em pilhas com altura máxima de até 15 sacos.