Dificuldade de produtores rurais em acessar crédito foi a notícia mais lida de Agricultura

Canal Rural recebeu dezenas de relatos de agronautas que estão enfrentando problemas na hora de obter o dinheiro nas linhas de financiamento agrícolaNesta semana, o Canal Rural recebeu dezenas de relatos de produtores rurais com dificuldades em obter financiamento nas linhas de crédito rural. As principais reclamações são de problemas no acesso ao crédito para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Fonte: Canal Rural

Confira as outras notícias mais acessadas:

1) Produtores relatam dificuldade em acessar recursos do Plano Safra: Agricultores e pecuaristas de diversas regiões do Brasil reclamam da falta de liberação de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado a ajudar pequenos produtores com custeio, investimentos e integralização de cotas-partes nas cooperativas de produção. Veja.

2) Febraban afirma que pode faltar dinheiro para custeio da safra: O diretor da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Ademiro Vian, afirmou ao Mercado e Companhia dessa quinta, dia 19, que há risco de faltar recursos de crédito rural para o custeio da safra 2015/2016. Vian participou de uma reunião com o Banco Central e o Ministério da Fazenda, onde afirmou a preocupação com a queda “bastante acentuada” dos depósitos à vista, que são a origem de parte do dinheiro do crédito rural. Veja.

3­) Produtores gaúchos entram na Justiça contra modelo de cobrança de royalties da Intacta: Um movimento ganha força entre produtores gaúchos que não aceitam a cobrança de royalties da soja Intacta da Monsanto por cooperativas. Para ter acesso aos benefícios da segunda geração da soja RR, o agricultor tem que pagar royalties à empresa. De acordo com a Monsanto, o Rio Grande do Sul é um dos Estados com o maior número de produtores que optaram pela soja Bt. No Brasil, cerca 35 mil sojicultores brasileiros utilizaram a soja Intacta nesta safra. Veja.

4) Número de produtores orgânicos cresce 34% em um ano: Cresceu a adesão dos produtores brasileiros ao mercado de orgânico. Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, a quantidade de agricultores que optaram pela produção orgânica passou de 6.719 para 10.194, aumento de 51,7%. As regiões onde há mais produtores orgânicos são o Nordeste, com pouco mais de 4 mil, seguido do Sul (2.865) e Sudeste (2.333). Veja.

5) Terminal de Grãos do Maranhão inicia fase de testes: O Terminal de Grãos do Maranhão, localizado no Porto de Itaqui iniciou a operação em fase de testes nesta semana. O primeiro navio partirá no último domingo, dia 15, levando cerca de 66 mil toneladas de soja para a China. Veja.