Agricultura

‘Em 10 anos, Brasil vai se tornar grande fornecedor de alimentos para a Índia’

Projeção é que país ultrapasse 1,3 bilhão de pessoas e se torne o mais populoso do mundo

residente da República Jair Bolsonaro na Índia
Segundo a CNA, o Brasil tem condições de suprir a necessidade de importação de alimentos da Índia. Foto: Alan Santos/Agência Brasil

O Brasil deve se tornar um grande fornecedor de alimentos para a Índia em um período de dez ano. A projeção é do diretor de relações internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, que participou da missão oficial do governo ao país. 

“Hoje a população da Índia ultrapassa 1,3 bilhão e em pouco tempo será a maior do mundo. No médio e longo prazo, ela terá que importar alimento de outros países, uma vez que o campo não está preparado para atender esse consumo interno crescente”. 

Segundo ele, o Brasil tem condições de suprir essa necessidade. “A visita do governo brasileiro foi muito importante para estreitar o relacionamento comercial e estabelecer confiança entre os países”, disse. 

Durante a missão, o Ministério da Agricultura firmou cooperação técnica na área de produção animal. O acordo prevê parceria em sanidade animal, capacitação técnica e pesquisa em genômica bovina e intercâmbio mútuo de germoplasma (material genético).

 O Brasil também vai exportar gergelim para o mercado indiano e passará a importar sementes de milho. “Estamos abrindo para a Índia as exportações de semente de milho, levando tecnologia indiana para o Brasil. Isso será muito importante para o começo da cooperação entre os nossos governos”, explicou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.