Embrapa lança aplicativos de celular que ajudarão com o clima e na gestão do rebanho leiteiro

Ferramentas têm funcionalidades exclusivas e prometem auxiliar efetivamente em questões meteorológicas e de gestão de rebanho leiteiro

Não é de hoje que os aplicativos de celular têm transformado a vida das pessoas. Milhares e milhares são lançados todos os dias, basta baixar e usar. No campo, algumas alternativas já foram criadas, mas quando quem lança é a maior empresa de pesquisa agropecuária do país, a promessa é de coisa boa.

Pensando em duas demandas muito grandes vindas do campo, a Embrapa lançou aplicativos para a previsão do tempo e gestão de rebanhos bovinos leiteiros. A apresentação destas duas ferramentas será realizada durante a feira Expodireto Cotrijal 2017, que ocorre de 6 a 10 de março em Não-Me-Toque (RS).

O analista de transferência de tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária, André Fachini Minitti, vai orientar os visitantes, especialmente produtores e agentes da extensão rural, sobre os benefícios dessas tecnologias. “Essas tecnologias foram selecionadas por serem importantes ferramentas de suporte a produtores e outras pessoas envolvidas em atividades agropecuárias, pois ajudam na disponibilização de informações agrometeorológicas, no gerenciamento reprodutivo do rebanho leiteiro e ainda na disponibilização de informações técnicas em linguagem de fácil assimilação”, diz Minitti.

O aplicativo para previsão climática foi nomeado de Agritempo e permite consultar informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e estados brasileiros. Além de informar a situação climática atual, a base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), uma política mantida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Entre as funcionalidades estão mapas de monitoramento, índice de seca e de chuvas, disponibilidade de água no solo, temperaturas máximas e mínimas e previsão do tempo. Os dados são fornecidos por região ou estado e em tempo real. Outra característica são os dados associados à localização do usuário que é fornecida automaticamente pelo sistema de posicionamento global (GPS) do celular ou tablet.

Já a Roda da Reprodução é uma ferramenta digital que facilita a gestão do rebanho leiteiro, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária. O aplicativo foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto.

Oferece funcionalidades como agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos de todos os estágios dos processos produtivo e reprodutivo, seja um aborto, parto ou secagem, por exemplo. Outros benefícios são a possibilidade de realizar buscas entre os bovinos cadastrados, incluindo filtros de pesquisa de acordo com o status individual, e de compartilhar as informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea com empregados ou outros produtores.

Os aplicativos estão disponíveis na loja da Embrapa na Google Play, acesse abaixo:

Agritempo

Roda da reprodução