Empresa desenvolve drone pulverizador autônomo

Do início ao fim, a unidade voa de forma autônoma, embora um piloto operador possa assumir o controle da unidade para gerenciar obstáculos como linhas de alta tensão ou árvores

Fonte: Reprodução

Uma empresa alemã de drones testou entre os anos de 2014 e 2016 a aplicação dos veículos não tripulados para pulverizar lavouras com bio-pesticidas e fertilizante líquidos na Ucrânia. Durante esse período, técnicos avaliaram os resultados e reformataram os softwares de voo durante as simulações para atrair investidores para a produção em larga escala. As informações são da revista norte-americana UAS Magazine, especializada em veículos não-tripulados.

Yuriy Pederii, um especialista em design de simulação de voo com 10 anos de trabalho na Microsoft, espera que seus dois anos passados voando de ida e volta acima de milhares de hectares de campos de grãos possam mudar a realidade dos drones e seu lugar na indústria de pulverização de culturas.

Pederii acredita que os seus serviços poderão ser úteis em uma escala global. “A área de terra arável e cultivável per capita só vai diminuir ao longo do tempo”, disse ele. Para atender a essa necessidade, ele tornou-se um designer de software de voo e conseguiu um investidor para auxiliar no projeto.

O drone é projetado para voar em cerca de 22 metros acima do campo. Do início ao fim, a unidade voa de forma autônoma, embora um piloto operador possa assumir o controle da unidade para gerenciar obstáculos como linhas de alta tensão ou árvores.

Em um cenário típico, um usuário chegaria a um local de campo, colocaria as asas e carregaria um plano de voo. Uma vez em voo, o software é projetado para calcular continuamente as velocidades do vento, os níveis de fluido – tanto o combustível como dos produtos químicos a serem pulverizados – e o ângulo ou grau de subida necessário para fazer curvas.

As características de voo são utilizadas para transmitir os produtos químicos dos tanques para o solo. Através de um pequeno tubo, os produtos químicos são empurrados para o vórtice das pontas das asas e a pulverização ocorre com a força do vento na ponta das asas.

Os dados de pulverização química são salvos e, em alguns casos, podem ser usados como evidência por fazendeiros questionados sobre a utilização de agroquímicos em suas propriedades.

A tecnologia de Pederii ainda está em desenvolvimento, mas a expectativa do designer de software é de que seus drones estejam no mercado do mundo todo em breve.