Empresa lança pneu feito à base de soja

Este é o primeiro uso comercial de um novo composto de borracha que utiliza o óleo do grão na fabricação do produto

Fonte: Goodyear

A fabricante Goodyear está lançando nos Estados Unidos uma tecnologia de pneus à base de soja. Este é o primeiro uso comercial de um novo composto de borracha que utiliza o óleo da oleaginosa na fabricação. 

Em parceria com o órgão a norte-americano United Soybean Board (USB), que é uma espécie organização que supervisiona investimentos em pesquisa e promoção em nome de produtores de soja país, o pneu já está disponível no mercado americano em 40 tamanhos e pode ser usado em 77% dos modelos de carros, minivans e suv’s.

Além da demanda que a empresa cria por produtos agrícolas, como a própria soja, foi encontrada uma vantagem no desempenho do produto. “Ao usar o óleo de soja nos pneus, nós encontramos uma nova maneira de contribuir para que o composto de borracha fique mais flexível, mesmo em condições de mudança de temperatura, uma conquista de desempenho importante para preservar e melhorar a aderência dos veículos ao solo”, explicou o diretor global de ciências dos materiais, Eric Mizner.

A empresa estima que sejam necessárias de 4 a 6 mil toneladas do óleo de soja para a produção dos pneus.