Estoque de cacau pode compensar déficit de produção por 5 anos, diz ICCO

Segundo a entidade, os elevados preços internacionais devem incentivar investimentos na produção de cacau

Os temores quanto à escassez de cacau são exagerados, uma vez que os estoques internacionais podem compensar o déficit de produção nos próximos cinco anos, afirmou Jean-Marc Anga, diretor executivo da Organização Internacional de Cacau (ICCO, na sigla em inglês).

Durante conferência do setor nesta terça, dia 22, em Londres, Anga alertou para o potencial de déficit nas próximas cinco safras da amêndoa. Entretanto, apesar da situação “apertada” dos fundamentos de oferta e demanda, os estoques devem evitar qualquer escassez.

– Atualmente não vemos nenhuma ameaça ao abastecimento de cacau – afirmou o diretor executivo.

Ainda na avaliação da ICCO, os elevados preços internacionais devem incentivar investimentos na produção de cacau. Para o diretor de Economia e Estatística da Organização, Laurent Pipitone, “a oferte está reagindo, e isso se deve simplesmente aos preços”.

Anga, por sua vez, alertou para a necessidade de diversificar as regiões produtoras de cacau. Segundo ele, a confiança na África Ocidental “está colocando um risco adicional a toda a indústria do cacau”. Conforme levantamento da ICCO, na temporada 2014/2015, a África foi responsável pela produção de 3,013 milhões de toneladas de cacau, ou 72% da oferta mundial.