Governo deve oferecer recursos 'extra-teto' em novo Plano Safra

Para o extra-teto, o juro é de 12,5% e o limite por CPF será de R$ 1,32 milhão no novo plano, diz a Famato

Fonte: Luiz Carlos / Arquivo Pessoal

O novo Plano Safra 2016/2017, que entra em vigor na sexta, dia 1º de julho, deve atender recursos para o chamado “extra-teto”, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato). A instituição afirma que este é um pleito dos produtores rurais de Mato Grosso, e que corresponde, dentro do Plano Safra, ao volume de recursos cedido acima do limite por CPF no custeio.

O assunto foi discutido pelo presidente da Famato, Rui Prado, durante visita realizada na terça, dia 28, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele pleiteou também a reavaliação dos preços mínimos para as culturas produzidas pelo estado. Ainda de acordo com a Famato, Prado foi recebido pelo ministro Blairo Maggi e pelo secretário de Política Agrícola do ministério, Neri Geller.

“Sabemos que os limites de crédito para custeio por CPF não abrangem uma boa parte dos produtores de Mato Grosso. Então, pedimos, e o governo acenou positivamente, a volta dos recursos chamados de extra-teto”, afirmou Prado, na nota. 

Esses são recursos com juros mais elevados, nos quais o montante ser financiado varia de acordo com a negociação com o agente financeiro. Para o extra-teto, o juro é de 12,5% e o limite por CPF será de R$ 1,32 milhão no novo plano, diz a Famato. Acima deve valor limite, o acesso é ao extra-teto.

Outro pedido apresentado, mas que não obteve resposta positiva do governo federal, foi quanto à subvenção ao prêmio do seguro rural. Prado ponderou sobre a necessidade de os recursos do Plano Safra serem liberados na data prevista, a partir da próxima sexta, tendo em vista que, caso haja atraso, a produção agropecuária pode ficar comprometida, elevando os preços.