Governo do RS inclui novos cereais na lista de redução do ICMS

Decreto inclui cinco variedades de cereais na lista das operações para fora do EstadoO governo do Rio Grande do Sul, com o objetivo de ampliar a competitividade da indústria do Estado, editou decreto incluindo cinco novos cereais na lista com redução do ICMS nas operações para fora do Estado. 

Com a medida, publicada no Diário Oficial desta segunda, dia 26, serão favorecidas empresas que industrializam o feijão (temperado ou não), arroz cozido pronto para o consumo, arroz pré-cozido condimentado, grão-de-bico, soja, lentilha e bolachas de arroz.

– É um esforço do governo para agregar valor a nossa produção primária e ampliar a geração de emprego – destacou o secretário da Fazenda, Giovani Feltes.

O decreto estabelece a redução para mercadorias de produção própria de 5% nas operações que estavam sujeitas às alíquotas de 12% e de 3%, quando o imposto estava fixado em 7%. O titular da Fazenda se antecipa em esclarecer que estes incentivos não representam perdas de arrecadação:

– Atualmente trata-se de receita que não existe na prática, pois os nossos produtos acabam sendo comercializados in natura. Na medida em que tivermos a indústria de beneficiamento instalada e operando aqui, teremos inclusive incremento de receita – diz.

Outros produtos primários já contam com vantagens semelhantes.

 – É importante que tenhamos o beneficiamento com preço final do produto em condições de competir no mercado nacional e fora do país – acrescenta Feltes.

Do total de US$ 18,7 bilhões de exportações do RS em 2014 (queda de 25,5% em relação a 2013, segundo levantamento da Fundação Estadual de Economia e Estatística), a soja em grão representou algo em torno de US$ 4 bilhões.