Incêndio atinge armazém de amendoim em Sertãozinho (SP)

Incêndio de grandes proporções pode durar até dois diasUm incêndio, iniciado por volta das 21h30 deste domingo, 31, atinge um silo de armazenagem de amendoim, na rodovia Armando Salles de Oliveira, no trevo de acesso a Sertãozinho (SP).

Fonte: Keyle Barbosa de MENEZES/Embrapa

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto (SP), que auxilia a unidade de Sertãozinho no combate às chamas, o armazém pertence à Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana) e o incêndio, de grandes proporções, pode durar até dois dias. Sete veículos estão no local do acidente. Como o amendoim tem alta concentração de óleo, o incêndio pode durar alguns dias.

O fogo destruiu um barracão com capacidade de armazenar 6,25 mil toneladas de amendoim, ou 250 mil sacas de 25 quilos do grão. Segundo nota divulgada pela Copercana, a unidade localizada no trevo de acesso ao município é capaz de estocar 1 milhão de sacas de amendoim em diversos barracões, os quais estariam sendo resfriados para evitar a propagação do incêndio.

Segundo os bombeiros, não houve feridos e ainda não se sabe como o incêndio começou, mas as chamas superam 10 metros de altura. Além do combate ao fogo, os bombeiros trabalham para resfriar outro silo de armazenagem, ao lado, para evitar a propagação dos incêndios – já que o amendoim, por conter óleo, é inflamável. 

A cooperativa informou, ainda, que as causas do incidente “ainda estão sendo apuradas pelos órgãos competentes” e que “todas as medidas para minimizar os impactos ambientais também já foram tomadas”. Os cooperados não terão prejuízos, apesar de a Copercana ainda não ter um levantamento dos danos causados no acidente.