Indutar lança sistema inovador após relato de cliente

Produtor rural do Tocantins teve vários sulcadores quebrados por causa de pedras no terreno. Com esse relato, a empresa desenvolveu o sistema Sem Parar, que protege o equipamento

Fonte: Fábio Santos/Canal Rural

Um produtor rural do interior do Tocantins entrou em contato com a Indutar, fabricante de máquinas agrícolas que teve origem no Rio Grande do Sul, para relatar um problema persistente com quebras de sulcador. Segundo o gerente comercial e de marketing da marca, Marcondes Luis Prass, a Indutar viu nesse problema, que ocorreu inclusive com o maquinário de outra fabricante, uma oportunidade para lançar um exclusivo sistema de desarme.

“Estamos lançando aqui na Expodireto Cotrijal esse sistema chamado Sem Parar, que foi baseado na necessidade desse cliente de Miranorte, no Tocantins. O sulcador dele é de parafuso fusível e, como não tinha arma e desarma, toda vez que pegava uma pedra, ele acabava quebrando”, disse Prass.

De acordo com a empresa, por causa dos problemas constantes com pedras, o agricultor chegou a trocar para o sistema de disco duplo. Agora, com acesso em primeira mão ao novo equipamento da Indutar, ele relatou que aumentou a produtividade com a mudança.

Katrina

A marca tem como carro-chefe as máquinas da linha Katrina, um rolo faca que tem tido cada vez mais aceitação entre os produtores. “Nós, da Indutar, acreditamos que é um equipamento que vai de encontro aos pensamentos dos principais pesquisadores que falam da conservação do solo. O Katrina consegue fazer um manejo adequado, fazendo a cobertura do solo e protegendo, em caso de excesso de chuva. Essa palha vai interromper o impacto direto do pingo da chuva, evitando processos de erosão”, disse o representante da marca.

A marca ressalta que é o único implemento com sistema de acionamento hidráulico, nivelamento e dupla articulação em todas as seções.  Com isso, Katrina é o único auto transportável da categoria que permite o deslocamento por estradas, pontes, porteiras, além da movimentação e estacionamento no parque de máquinas.

Mesmo sendo uma empresa jovem, Marcondes acredita que a Indutar esteja conquistando seu espaço no mercado mesmo dividindo as atenções com grandes multinacionais.

“Nós atuamos há muitos anos como fornecedores de peças para John Deere, Massey Ferguson e Valtra, então, da mesma linha de produção que saem essas peças, nós fabricamos as nossas. A Indutar percebe que há lacunas no mercado e estamos tentando preenchê-las, como a Expedição Katrina, que realizamos para escutar os produtores que compraram o equipamento. Nosso papel é entender a necessidade desse agricultor por novas tecnologias”, finalizou.