Integração lavoura-pecuária: saiba como aumentar a produtividade de maneira sustentável

Sistema recupera pastagens degradadas e garante economia ao produtor ruralRevezar as atividades de agricultura e de pecuária dentro de uma mesma propriedade, além de constituir uma prática sustentável, pode significar economia e rentabilidade para o produtor. Entre os resultados mais imediatos da integração lavoura-pecuária está a recuperação das pastagens degradadas - o que dispensa a necessidade de abertura de novas áreas.

Ao criar um mesmo sistema para cultivo e criação animal, o produtor rural também sente os benefícios no bolso. A integração lavoura-pecuária diminui custos com maquinário e combustível, por exemplo. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a economia pode chegar a até 70%.

Para o pecuarista, está comprovado: a rotação das atividades proporciona aumento da produtividade de carne, pois os animais têm ganho de peso mesmo em períodos de seca.

Existem diferentes alternativas para implementação do sistema de integração, de acordo com o tipo de produção, tamanho da propriedade e características da gleba. O primeiro passo para o ruralista interessado é procurar uma assistência técnica para realizar um diagnóstico da propriedade. A partir daí, é traçado um projeto de negócio.

Em 2007, o Mapa elaborou uma cartilha para orientar agricultores e pecuaristas interessados no sistema integrado. Tire suas dúvidas e saiba que técnicas adotar:

O portal RuralBR apresenta uma série de manuais, cartilhas e guias para o produtor rural. Veja mais conteúdo nas páginas abaixo:

> Acesse aqui a página de Guias e Serviços Agricultura
> Acesse aqui a página de Guias e Serviços Pecuária

Leia mais sobre integração lavoura-pecuária:

> Integração lavoura-pecuária auxilia reforma da pastagem e rende lucro extra

> Integração lavoura-pecuária é alternativa para produção sustentável

> Rede de fomento da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é lançada pela Embrapa


> EM VÍDEOS:

Integração lavoura-pecuária deve crescer nos próximos anos

Técnica Rural: manejo sustentável da agropecuária com integração