Interesse de estrangeiros por revendas de insumos do Brasil segue firme

Uma das principais operações foi a venda de 65% das ações da Agro Amazônia para o grupo japonês Sumitomo

Fonte: Reprodução/Andef

O interesse de tradings e fundos de investimento estrangeiros nas revendas de insumos do Brasil permanece firme e a consolidação do setor continuará ocorrendo, segundo o presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Henrique Mazotini. “Todo mês ouvimos relatos de dois ou três fundos que procuraram revendas de insumos brasileiras”, declarou Mazotini. 

Desde o ano passado, o tema da consolidação das revendas de sementes, defensivos e fertilizantes é recorrente no setor agrícola. Uma das principais operações foi a venda de 65% das ações da Amazônia Produtos Agropecuários ou Agro Amazônia para o grupo japonês Sumitomo, que atua em diversos setores, desde o de alimentos até os de energia, mineração e químico. 

No começo de maio, a Fiagril, que atua na originação de grãos, produção de biodiesel e distribuição de insumos, anunciou ter vendido suas ações para a chinesa Hunan Dakang Pasture Farming, empresa listada na Bolsa de Xangai.    

A origem das empresas interessadas nas distribuidoras brasileiras é a mais variada, de acordo com Mazotini: Japão, Índia, China, Inglaterra, Estados Unidos, dentre outras. E o foco delas continua sendo as principais regiões produtoras de cereais, como Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Mais de que lucrar com a venda de insumos em importantes regiões consumidoras destes produtos, o principal interesse, especialmente das tradings, é garantir o fornecimento de grãos, de acordo com presidente da Andav. 

Como boa parte dos negócios envolvendo insumos no Brasil é feito na modalidade de troca, em que a revenda adianta o fornecimento de semente, defensivo ou fertilizante e recebe o grão, a parceria com revendas seria uma forma de ter acesso direto à produção brasileira. “O mundo tem dinheiro e precisa de alimentos. Em cinco anos, teremos um sistema de distribuição (de insumos) muito diferente do de hoje”, acrescentou ele.

Entre 15 e 17 de agosto, representantes de centenas de revendas de todo o país devem se reunir em São Paulo para participar do 6º Congresso Andav – Fórum & Exposição.