Justiça libera comercialização do benzoato de emamectina

O Ministério Público Federal (MPF) havia ingressado com uma ação contra o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) e a União para proibir a comercialização e uso do produto no estado de Mato Grosso

Fonte: Abapa/Divulgação

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) conseguiram na Justiça a liberação para uso, transporte, comercialização e armazenagem do benzoato de emamectina, defensivo usado para o combate de pragas nas lavouras de soja e algodão.

Em nota, a Aprosoja-MT diz que o recurso que suspende a proibição foi publicado na sexta-feira,dia 28. “Foi um esforço das entidades para dar ao agricultor de Mato Grosso a opção de usar este produto tão importante para o combate das lagartas de difícil controle”, disse na nota Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja-MT.

Conforme a entidade, em 2014, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação contra o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) e a União para proibir a comercialização e uso do produto no Estado. Por causa do grave ataque da lagarta Helicoverpa armigera nas últimas safras, o estado de Mato Grosso decretou emergência fitossanitária, o que deu o direito à importação do benzoato de emamectina para as safras 2014/2015 e 2015/2016. Houve, desde então, uma sucessão de recursos da União e da Aprosoja para conseguir derrubar a proibição.