Livro reúne conhecimento sobre manejo integrado de pragas

Publicação traz informações reunidas durante 40 anosO estudo da bioecologia ? ciência que trata da inter-relação entre seres vivos e seu ambiente natural ? é fundamental para o desenvolvimento de programas de manejo e de controle de espécies nocivas de insetos, principalmente para a agricultura.

Reunir em uma só obra os principais avanços do conhecimento realizados nas últimas décadas nessa área é o objetivo do livro Bioecologia e nutrição de insetos ? base para o manejo integrado de pragas, lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no dia 15 de junho.

O livro, que teve a contribuição de 44 pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa, foi editado por Antônio Panizzi, pesquisador da Embrapa, e por José Roberto Postali Parra, professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Parra, que coordena o Projeto Temático “Bases tecnológicas para identificação, síntese e uso de semioquímicos na agricultura”, apoiado pela Fapesp, o livro de 1.164 páginas, cuja publicação teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reúne de forma pioneira o conhecimento produzido no Brasil sobre bioecologia e nutrição de insetos durante quase meio século.

? Nos últimos 40 anos, o Brasil investiu muito na formação de recursos humanos, especialmente por meio dos cursos de pós-graduação. Isso gerou uma massa crítica de conhecimento em entomologia e nas suas especialidades, com destaque para a bioecologia. O livro faz um resgate dessa produção científica ? disse Parra.

Os insetos são de grande utilidade no contexto agrícola ? é o que ocorre com parasitas e predadores de pragas ou com abelhas produtoras do mel e polinizadoras de plantas.

? O livro traz vários estudos considerados fundamentais ao desenvolvimento de programas de manejo e de controle de espécies nocivas de insetos, principalmente para a agricultura ? disse.

Parra conta que uma primeira edição da obra foi feita em 1991, pelos mesmos editores. Mas, desde então, o conhecimento na área aumentou ainda mais rapidamente do que nas décadas anteriores, de tal forma que o livro precisou ser ampliado, ganhando novo título.

? Trata-se de fato de uma nova obra. Nela, tentamos dar uma base sólida para o manejo de pragas, fornecendo subsídios para que sejam adotadas técnicas de redução de aplicação de produtos químicos ? como aplicação de feromônios e controle biológico, por exemplo ?, tendo em vista menores impactos ambientais ? explicou.

Plantas resistentes

O livro é voltado especialmente a estudantes de graduação, de pós-graduação e pesquisadores, mas, embora os dois autores sejam da área agronômica, o foco da obra não se limita a ela.

? Seria natural que o livro tivesse um foco na agronomia, mas ele é bastante útil para um leque muito maior de interessados, que atuam em biologia, ecologia, zoologia, ciências ambientais e outras áreas. Como objeto de consulta, a primeira edição foi muito usada por biólogos ? disse Parra.

A obra é dividida em três partes. A primeira é voltada para aspectos básicos, que são discutidos exaustivamente, incluindo artigos sobre a fisiologia de insetos, nutrição e dietas artificiais, relações inseto-planta e a ecologia nutricional e a interface da ecologia química com o alimento.

? Na segunda parte, tratamos de como se comportam animais de diferentes grupos alimentares, desde fitófagos, predadores e parasitóides até insetos hematófagos e detritívoros. Abordamos também assuntos que são pouco tratados no país, como digestão, canibalismo, simbiose e insetos formadores de galhas ? estruturas patológicas que aparecem nas plantas ? disse.

A terceira parte, de acordo com o professor, trata da resistência de plantas a insetos e de como a bioecologia e a nutrição de insetos podem ser utilizadas para aplicação em sistemas de manejo integrado de pragas.

? Essa parte do livro, que pode ser usada de maneira muito prática, mostra como desenvolver plantas resistentes e como as informações básicas das primeiras partes poderão favorecer o uso prático para o controle das pragas na agricultura ? destacou Parra.

O livro será distribuído para bibliotecas públicas no país, mas demais interessados podem adquiri-lo junto à Embrapa. O custo, subsidiado, é de R$ 160.

Bioecologia e nutrição de insetos ? base para o manejo integrado de pragas
Organizadores: Antônio Panizzi e José Roberto Postali Parra
Lançamento: 2009
Preço: R$ 160