Maggi vai a encontro do G20 para ampliar comércio

Ministro viaja para a China e terá reuniões para abertura de mercado de produtos como carnes, grãos e lácteos

Fonte: Pixabay/divulgação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, embarca na noite desta segunda-feira, dia 30, para a China, onde vai participar da reunião de ministros de Agricultura do G20. Os 20 países-membros que formam esse grupo respondem por 60% da população mundial e 70% da população rural global. 

O encontro, na cidade de Xian, vai tratar de segurança alimentar, nutrição,  desenvolvimento rural e inovação em relação à Agenda Sustentável para 2030, incluindo a erradicação da fome e da extrema pobreza.

Os principais interlocutores da agricultura mundial estarão no encontro para lançar as bases da agricultura do futuro, discutindo plataformas de troca de informações e mecanismos ágeis para a segurança alimentar. 

De acordo com nota divulgada pelo Mapa, paralelamente à reunião do G20, Maggi vai se reunir os ministros da Agricultura da Argentina, China, Coreia do Sul, México, Rússia e União Europeia. Na pauta bilateral, o comércio de carnes, grãos, lácteos e frutas entre os países, além de acordos com o Mercosul e a União Europeia.

Esta será a primeira visita oficial do ministro ao exterior. Além de Blairo Maggi, a delegação brasileira é formada pelo secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva, o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, o chefe de gabinete do ministro, Coaraci Castilho, e o senador José Aparecido dos Santos (PR-MT).

O G20 é formado pelo Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.