Melaço de cana-de-açúcar é transformado em matéria-prima para utensílios médicos

Utilização de biopolímero desenvolvido por meio de nova tecnologia é motivo de otimismo para representantes do setorUma nova tecnologia, desenvolvida por um engenheiro químico e médicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), viabiliza a produção de biopolímeros a partir do melaço da cana-de-açúcar. O material de origem renovável poderá ser utilizado para fabricação de curativos, fios cirúrgicos e alguns tipos de próteses cardíacas, de acordo com o consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Alfred Szwarc. A descoberta, segundo ele, amplia as perspectivas p

– A cana-de-açúcar é uma fonte maravilhosa de matéria-prima. Além do açúcar, etanol, proteínas e bioeletricidade, os polímeros renováveis, amplamente usados na confecção de bioplásticos há mais de dois anos, ganham uma nova aplicação em produtos usados nas ciências médicas. Trata-se de um imenso potencial para o setor – observa.
 
A nova tecnologia será produzida na Estação Experimental de Cana-de-Açúcar da UFRPE, em Carpina (PE). Em breve, a fabricação do biopolímero será realizada em maior escala, para futura utilização em tratamentos no Hospital das Clinicas de Pernambuco. O diretor da estação, Djalma Euzébio Simões Neto, aponta que o novo produto é resultado da fusão de uma bactéria com o melaço da cana. Seu desenvolvimento, conforme o profissional, ocorreu após 15 anos de pesquisa.

– O biopolímero acelera o processo de cicatrização da pele nos casos de queimadura e pode ser absorvido naturalmente pelo corpo humano, sem qualquer risco à saúde das pessoas – explica.