SC monitora inseto que transmite greening

O estado é considerado área livre de ocorrência da praga que ataca produtos da citricultura, mas pesquisadores estão monitorando o avanço do inseto que transmite a doença

Fonte: Pixabay/divulgação

O estado de Santa Catarina está monitorando o aparecimento do inseto psilídeo-asiático-dos-citros, vetor do greening, doença mais destrutiva da citricultura. Até o momento, não se tem conhecimento da existência da doença no estado, que exibe o status de “de “livre de ocorrência da praga” perante o Ministério da Agricultura, mas a preocupação aparece após plantas infectadas terem sido encontradas na província de Misiones, na Argentina, e o inseto ter sido encontrado tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina.

Para a doença se alastrar, no entanto, o inseto precisa estar infectado pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus. Segundo a secretaria de agricultura estadual, o monitoramento é realizado em 19 pomares utilizando armadilhas adesivas.  Nenhum inseto foi encontrado na região, mas pesquisadores acreditam que a continuação do monitoramento é necessária por causa da gravidade da doença.

O psilídeo-asiático-dos-citros é um inseto pequeno, medindo cerca de 3 mm e tem coloração marrom acinzentada. Quando se alimenta, assume um ângulo de 45 graus com relação à folha. Os danos causados pela alimentação do inseto são inexpressivos, sendo a doença o principal motivo de preocupação com o psilídeo. O greening se caracteriza por ramos amarelecidos e frutos com deformação e maturação desuniforme. O mosqueado, que são alternâncias sem delimitação aparente entre verdes claro e escuro na folha, é o sintoma mais típico da doença.