Movimentação no Porto de Rio Grande cresce 11,5% no 1º trimestre

Exportações de soja em grão, óleo e farelo cresceram 36,8%, para 1,89 milhão de toneladas

Fonte: Divulgação/Codern

Impulsionado pela exportação do complexo soja, o Porto do Rio Grande (RS) registrou um crescimento de 11,5% na movimentação de cargas no primeiro trimestre deste ano, ante igual período de 2016, com 7,9 milhões de toneladas no total, segundo a superintendência do complexo. No período, as exportações de soja em grão, óleo e farelo cresceram 36,8%, para 1,89 milhão de toneladas. 

Os embarques de trigo também registraram crescimento de 16,50%, para 557.838 toneladas. Já os de milho recuaram 16%, para 204.757 toneladas.

Para os próximos meses a expectativa é de alta em função da safra gaúcha que já começa a chegar ao complexo portuário. “O nosso porto é o reflexo da produção gaúcha, entendemos que boa parte dessa soja que movimentamos ainda é de 2016, mas a expectativa para o período de abril a agosto é de superarmos o (volume do) ano passado”, afirmou, em nota, o diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. 

Ainda de acordo com a superintendência, a China segue sendo o principal destino das exportações pelo complexo e a Argentina é o país que mais envia produtos ao porto.