Número de cadastradas no CAR está abaixo da expectativa

Apenas 10% das propriedades rurais do país estão inscritas no sistema do governoApenas 10% das propriedades rurais do país estão inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), novo sistema de controle do governo federal para evitar desmatamento.

Os dados foram apresentados nesta terça, dia 25, em Brasília, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), durante a divulgação do 7º Mapeamento e Monitoramento do Plantio de Soja no Bioma Amazônia.

O CAR alcança, até o momento, 50,9 milhões de hectares. O número está abaixo do esperado, segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

– Devíamos entrar hoje com 132 milhões de hectares na base do CAR – disse.

Segundo ela, os Estados estão adaptando seus sistemas para integrá-los ao do governo federal. A ministra informou que a Polícia Federal está investigando tentativas de fraudar dados apresentados para registro do CAR.

– Detectamos algumas tentativas de fraude que foram interrompidas e tiradas do sistema – afirmou.

Apesar da falha, a ministra apontou o CAR como principal canal para abandonar o modelo de moratória da soja na Amazônia, onde o total da área desmatada cresceu entre 2012 e 2013, passando de 319.350 hectares para 435.698 hectares na região onde ocorre principalmente o plantio de soja. Segundo a ministra, o aumento refletiu aumento de preço da commodity no mercado internacional. 

– É lógico que, com essa dinâmica, a pessoa tenta arriscar (a plantar em área de moratória). Se faz necessário avançar no CAR para que a gente possa substituir a moratória da soja – justificou.