Oferta de cacau deve ultrapassar demanda em 264 mil toneladas, diz ICCO

A organização estima uma safra global de 4,5 milhões de toneladas da amêndoa, montante 14,8% acima da temporada anterior

Fonte: Léo Junior/Seag

A Organização Internacional do Cacau (ICCO) projetou, na terça-feira, 28, que a oferta da amêndoa no mercado global deve superar a demanda em 264 mil toneladas na safra 2016/17. A estimativa, primeira da organização para a atual safra que começou em outubro de 2016 e vai até setembro deste ano, segue o esperado por especialistas do setor.

A organização estima uma safra global de 4,552 milhões de toneladas da amêndoa, montante 14,8% acima da temporada anterior. O avanço é reflexo da produção maior na África Ocidental e América Latina, assim como ganhos pontuais na Ásia. 

Para a Costa do Marfim, principal produtor global, a produção deve alcançar 1,9 milhões de toneladas, alta de 20% ante ao ciclo anterior. Caso a estimativa se concretize, o país deve produzir 42% de todas as amêndoas nesta safra.

Já Gana, o segundo maior produtor, deve ter uma safra de 850 mil toneladas, acima dos 775 mil reportados na safra anterior. O movimento representaria um avanço depois de dois anos de colheitas abaixo do estimado. No Brasil, a estimativa é de alta de 21%, para 190 mil toneladas. 

Sobre a moagem, ela deve avançar em 5% na região da Ásia e Oceania. Entretanto, na Europa e continente Americano, o processamento deve permanecer estável.

A instituição também projetou um amplo estoque para o fim da temporada, que deve ser 18,8% superior na comparação com o semestre anterior.