Operação da Polícia Federal investiga fraudes na Embrapa Uva e Vinho

Segundo a PF, os envolvidos no esquema adulteravam licitações para compra de matéria-prima e praticavam sobrepreço na comercialização das uvas

Fonte: Lucas Sinigaglia/ Embrapa Uva e Vinho

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, dia 2, a operação Liber Pater para combater fraudes na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A operação mobiliza cerca de 40 policiais federais, além de 6 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a investigação, os envolvidos no esquema criminoso fraudavam licitações para compra de matéria-prima e praticavam sobrepreço na comercialização das uvas. A CGU estima que cinco obras de engenharia tenham sido superfaturadas, causando um prejuízo de mais de R$ 700 mil.

Há suspeita de que dois servidores da unidade estejam envolvidos nos crimes. O Ministério Público Federal conduz inquérito civil para apurar atos de improbidade administrativa por parte dos empregados públicos.

Durante a operação, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e três de condução coercitivia, que acontece quando o suspeito é levado para depor, nas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Esteio e Vacaria, todas no Rio Grande do Sul.

Os crimes investigados são fraude à licitação, formação de quadrilha, peculato e falsidade ideológica.

Em nota a Embrapa disse que foi informada sobre a operação e afirmou que os dirigentes estão “acompanhando o desenvolvimento da operação e dando amplo acesso e apoio às investigações”.