PIB da agropecuária tem queda de 3,7% no 1º trimestre

Perda de produtividade da safra de soja e a queda na produção de algumas culturas levaram a um recuo do Produto Interno Bruto do setor

Fonte: Camila Domingues

A queda do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre de 2016 ante igual período de 2015, de 3,7%, foi a maior desde o quarto trimestre de 2012, quando o recuo foi de 5,8% ante igual período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta quarta, dia 1°, os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. 

A perda de produtividade da safra de soja e a queda na produção de algumas culturas levaram a um recuo no PIB Agropecuário no primeiro trimestre do ano.

“A soja tem o maior peso na colheita brasileira. Ela está com crescimento no ano, mas a aérea colhida está crescendo mais. Isso significa perda de produtividade. Apesar de a soja ter crescido no ano, teve perda de produtividade”, explica Claudia Dionísio, gerente das Contas Nacionais Trimestrais. Problemas climáticos nas principais regiões produtoras prejudicaram o rendimento da safra.

A expectativa é de alta de 1,3% na produção de soja, mas a área plantada cresce 3,1% no ano.  Além disso, são esperados recuos importantes para a produção de milho (-5%), fumo (-20,9%) e arroz (-7,6%).

“Este ano, a expectativa para a agropecuária é baixa e já tem a condicional da perda da produtividade. Ela realmente vinha crescendo mais antes, puxada pelo crescimento alto da soja”, lembrou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. 

PIB brasileiro

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2015, informou o IBGE. Na comparação com o primeiro trimestre de 2015, o PIB recuou 5,4% no primeiro trimestre deste ano. O resultado ficou dentro das estimavas dos analistas, que previam recuo de 7,10% a 4,70%, com mediana negativa de 5,90%. Com o dado divulgado nesta quarta, o PIB acumula queda de 4,7% em quatro trimestres até o primeiro trimestre de 2016.

Ainda segundo o instituto, o PIB do primeiro trimestre do ano totalizou R$ 1,473 trilhão. Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista dentro de instantes para comentar os resultados.

Queda esperada

Para o diretor Técnico da Informa Economics FNP, José Vicente Ferraz, a queda do PIB da agropecuária no primeiro trimestre de 2016 já era esperada por causa da quebra na produção de milho.  “Era de certa forma esperado. A queda da produtividade de certas culturas como o milho e o fumo prejudicaram o PIB”, afirmou. 

Já as exportações do setor têm colaborado para sustentar os preços domésticos o que, para Ferraz, colabora indiretamente com o setor. Neste sentido, a produção e os preços recordes da soja devem sustentar o PIB agropecuário nos próximos meses. “Podemos ter uma quebra na safra da Argentina, o que poderá ter um impacto positivo para o Brasil”, afirmou. 

Sobre a pecuária, apesar do consumo doméstico de carne bovina ter caído abruptamente neste ano, para a Ferraz, não há impacto deste segmento para o PIB, uma vez que os preços pagos aos produtores têm se mantido estáveis. 

Para o próximo trimestre, Ferraz afirma que o PIB Agropecuário deve se manter estável. “Por enquanto, em virtude de toda a conjuntura em que o país se encontra, acho que a tendência é continuarmos com relativa estabilidade. Uma queda de 0,3% não é tão importante”, disse. “O agro continua sendo um setor que tem tido uma resistência boa e ainda consegue ter um desempenho melhor que os outros setores.”

No longo prazo, no entanto, Ferraz avalia que é preciso haver uma recuperação da economia geral do País para que o setor não seja prejudicado. “O consumo das famílias caiu de novo e isso vai começar a refletir”, disse. “O setor ainda vai resistir por um tempo, mas precisamos buscar caminhos para recuperar a economia.”