Agricultura

Plano ABC: governo instala comissão executiva para nova fase

Até então, o Plano ABC possibilitou a mitigação de cerca de 170 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente

O Ministério da Agricultura instalou nesta segunda-feira, 14, a Comissão Executiva Nacional do Plano ABC (Cenabc), parte das ações do Plano ABC e que vai monitorar e acompanhar periodicamente a implementação do programa.

“Serão reforçadas as estratégias de sucesso adotadas na primeira fase, focando no estímulo à adoção de sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis, fundamentados sobre bases técnico-científicas”, disse em nota o presidente da Cenabc, Cleber Soares.

A pasta destaca que o Plano ABC, realizado de 2010 a 2020, trouxe avanços ao demonstrar a capacidade de a agropecuária brasileira em ser sustentável. A partir de seis tecnologias definidas como escopo de atuação (floresta plantada, recuperação de pastagens, plantio direto, FBN, manejo de dejetos e integração lavoura-pecuária-floresta), as metas estabelecidas foram superadas tanto em áreas abrangidas quanto em mitigação de gás carbônico.

As ações envolvendo essas tecnologias foram aplicadas em 52 milhões de hectares, possibilitando a mitigação de cerca de 170 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente.

Em sua nova fase, denominada Plano Setorial para Adaptação às Mudanças do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (ABC+), os esforços estão voltados para a consolidação de uma agropecuária nacional alicerçada sobre sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos.